"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".
("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)

SEJA BEM VINDO !!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Produtos e objetos do Portal do Professor

Gostei desta aula, porque a professora realiza todo um trabalho em sala de aula e depois complementa no laboratório de informática.
O aluno entra em contado com uma diversidade de materiais de leitura e escrita, o que facilita o aprendizado do conteúdo.
Visite este endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=334



terça-feira, 26 de julho de 2011

Vídeo Meio Ambiente

Este vídeo vem mostrar o nosso trabalho realizado com alunos de 1º ao 5º ano sobre mudanças de atitudes com relação ao meio em que vivemos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Planejamento

Este é um dos planos de aula do Projeto Meio Ambiente desenvolvido na Escola Honorina Lucas de Brito que teve como divulgação uma passeata e exposições de cartazes, paródias e poesias. Uma homenagem maravilhosa que agradou a todos.

Tema: Meio Ambiente
Objetivo
Trabalhar com os alunos aspectos relacionados ao meio ambiente, bem como aspectos sobre cidadania.
Tempo previsto:   02 horas
Conhecimentos prévios dos alunos
  • - Envolver os alunos nas experiências do dia a dia, garantindo um meio saudável, e melhor qualidade de vida.
Recursos complementares
Disciplinas: Lingua Portuguesa, Artes, Ciências.
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática;
- Passeata.
Público alvo
2º e 4º ano fundamental

Professores envolvidos
Lana Mara de Carvalho Vasconcelos Santos
Vera Lúcia da Cruz Lima
Tecnologias utilizadas
Data show
Computadores
Hiperlinks
Avaliação
A avaliação será realizada por meio de produção de poesias, paródias, confecção de cartazes e frases criada pelos alunos com a utilização do computador.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto de trabalho em sala de aula


O projeto Meio Ambiente, veio de encontro a nossa realidade sobre a higiene e mudança de atitude com relação as diversas situações que passamos no mundo atual. De forma prática e prazerosa, tentamos motivar e divulgar para nossos alunos a importância da mudança de atitude para nos tornarmos melhores, utilizando nossos recursos sem agredir o meio ambiente, sabendo que podemos reaproveitar o que é necessário e ver com outro olhos o que não é necessário.

Pôster

relato de experiência: Projeto Meio Ambiente

O projeto abaixo vem de encontro a nossa realidade sobre o Meio Ambiente em que vivemos. Este projeto foi desenvolvido por professores e alunos da Escola Honorina Lucas de Brito, diante disso, a escola realiza atividades que visa mobilizar a toda a comunidade escolar investigando o que é necessário para o caráter, dignidade e importância da escola na formação do aluno como cidadão. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.

Educação e Tecnologia

Segundo o Dr. Ladislau Dowbor a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento.
A fonte de conhecimento hoje vem da escola, da televisão das empresas e cursos privados para atender as novas tecnologias, tais como internet, softwares, inseminação artificial.
A escola deve ensinar o aluno a ter acesso ao conhecimento a metodologia de como organizar e selecionar as informações.
Ele defende que se incluam no currículo da escola as visitas a empresas, e que se discuta a visita em sala de aula, para diminuir o impacto do isolamento da escola com o mundo real.
Hoje não existe mais o estudar>trabalhar>aposentar, existe sim uma interação o tempo todo entre estudar e trabalhar.

O que é ser professor hoje?


Ser professora nos dias de hoje, é desafiador. É uma grande dinâmica que te leva a vivenciar quase a realidade e uma ficção. Por que? A tua realidade como cidadão, alguém que faz parte de uma sociedade, onde precisa honrar com seus compromissos familiares, profissional e necessita de algo que te dê um suporte, que é o teu trabalho. Hoje estamos trabalhando com acumulo de tarefas, pois, estão tão preocupados com qualidade, mas estão sufocando o profissional com tantas informações, que acabam deixando a desejar o aprendizado do aluno. Não temos mais tanto tempo que tínhamos antes para nos dedicarmos ao aluno. Infelizmente!!!

A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento

Nos dias de hoje as informações estão vindo de forma rápida, aumentando a curiosidade e a busca de conhecimento. São tantas coisas ao mesmo tempo como em sociedade atual.
O tempo dedicado a aprender estende-se cada vez mais, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida (Pozo, 2002).
Essas informações nos leva a analisar novas formas de aprender e acreditar, investindo no conhecimento e, seguramente na aprendizagem.
A informatização do conhecimento tornou muito mais acessíveis a todos os saberes a produção e o acesso ao conhecimento. Atualmente, vemos na sociedade que qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar e divulgar suas ideias ou acessar as de outros, exigindo assim maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes de informação. Isso exige também uma preparação do professor, pois nossos alunos sabem desafiar a tecnologia de maneira prazerosa, onde muitas vezes ultrapassam os seus limites. O uso do computador de forma abusiva pode trazer constrangimentos e até mesmo divulgar informações desnecessárias.
Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, em mesmo a principal em muitos âmbitos. As “primícias” informativas reservadas a escola, hoje são muito poucas. Dado que a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, o que pode se fazer é formar os alunos para ter o acesso e dar sentido a informação, proporcionando-lhes capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação critica da informação (Pozo e Postigo, 2000).
Segundo Morin, vivemos na era da incerteza, na qual, mais do que aprender verdades estabelecidas e indiscutíveis, é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade das teorias, com a existência de múltiplas interpretações de toda a informação, para construir, a partir delas, o próprio ponto de vista.
A nova cultura da aprendizagem requer, no mínimo, ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento.
  • Competências para a aquisição de informação.
  • Competências para a interpretação da informação.
  • Competência para a análise da informação.
  • Competências para a compreensão da informação.
  • Competências para a comunicação da informação.
Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor.